Congresso Internacional de Culturas Lusófonas

O Congresso Internacional de Culturas Lusófonas, idealizado e organizado em comemoração ao Jubileu de Estanho da Rede Sem Fronteiras – 10 anos, tem por objetivo promover um intercâmbio de ideias e culturas entre os países lusófonos: 

  • Angola 
  • Brasil
  • Cabo Verde
  • Guiné-Bissau
  • Guiné-Equatorial
  • Moçambique
  • Portugal
  • São Tomé e Principe
  • Timor Leste
  • Além de representantes dos países que compartilham a língua e a cultura portuguesa: Macau, Goa e Damão e Diu.

 

A ideia da organizadora é transformar o local em um grande encontro das diversas culturas dos países lusófonos, de modo que o público, além de deleitar-se com os inúmeros debates promovidos, possa fazer intercâmbios culturais diretamente com os artistas e produtores, descobrindo o que possuem de comum em sua diversidade.

 

Muitas das vezes, sem querer ou sem intenção alguma, acabamos por criar estereótipos culturais a respeito das culturas dos países que não conhecemos, gerando, desse modo, rótulos pejorativos, que acabam originando uma barreira natural de conhecimento.

 

O Congresso Internacional das Culturas Lusófonas quer, justamente, eliminar essas barreiras impostas pela sociedade sobre as diversas culturas lusófonas e plantar uma semente de união, de modo que, no futuro, a língua portuguesa e as diversas culturas, com respeito às suas diversidades, estejam tão fortalecidas, a ponto de criarem uma ponte de conhecimento mais justo e humano entre os povos.

Cplp.jpg
12.png
Mascote.jpg

O evento contará com palestras, debates, oficinas temáticas, lançamento de livros, exposições de arte, emissão de curta (filme), apresentações culturais, roda de conversa e sarau literário. Para esses momentos, contamos com a participação de importantes associações e convidados abrilhantando o evento. 

 

Os temas tratados serão mecanismos-chave para a definição de uma identidade nacional e lusófona, historicamente propiciando encontros culturais no espaço europeu, evidenciando sua importância integradora atuante nesse processo em que a língua, a literatura e as tradições culturais promovem um processo multicultural. 

 

Por fim, o resultado esperado com esse evento é simples:

 

Plantar uma semente de união entre os falantes de língua portuguesa, desmistificando a importância apenas dos grandes países, e compreendendo a riqueza cultural daqueles de menor representatividade, apresentando a todos um pouco da diversidade das culturas lusófonas por meio de artistas e produtores culturais contemporâneos. Criar possibilidades de trocas de saberes, intercâmbios culturais e produções compartilhadas que ultrapasse fronteiras. Além disso, criar pontes por meio dos intercâmbios culturais é o talento da nossa entidade. Sabemos que unir culturas e povos diferentes não é uma tarefa fácil, mas, também, sabemos que, para chegar-se a algum lugar, temos que dar o primeiro passo. A realização desse Congresso Internacional das Culturas Lusófonas é justamente o primeiro passo proposto pela Rede Sem Fronteiras em sua nova fase administrativa.